sexta-feira, 8 de julho de 2011

Gestão de expatriados: o papel da área de Recursos Humanos.


O número de autorizações de trabalho concedidas a estrangeiros nos primeiros três meses de 2011 já é superior ao mesmo período de 2010.  Os dados fornecidos pela Coordenação Geral de Imigração (CNIg) e pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) demonstram um aumento de 13%, se comparado aos dados do mesmo período do ano passado.
As razões para esse aumento são diversas: pré-sal; aumento dos investimentos de estrangeiros no país; grandes eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, dentre outros.
Será que as empresas e seus profissionais da área de Recursos Humanos estão preparados para gerenciar esta demanda? A prática tem nos mostrado que nem sempre. A ausência de um planejamento estratégico para nortear o processo de contratação de um estrangeiro já é uma constante em muitas organizações. A urgência muitas vezes atropela o processo e aspectos como a adaptação do estrangeiro e de sua família. Questões primordiais como a escolha de um local para residir e a busca de uma escola para os filhos ficam em segundo plano. O foco é ter o estrangeiro trabalhando o mais rápido possível.
A área de Recursos Humanos, em muitas organizações, é a responsável por conduzir esse processo e tentar buscar um equilíbrio entre as necessidades de cada lado o que, por vezes, transforma-se em um verdadeiro desafio.
No Brasil, são poucos os workshops, seminários ou cursos de extensão que forneçam uma visão acerca dos processos de expatriação e gestão de expatriados. Visando este gap, cada vez mais as organizações que convivem com o dia-a-dia da expatriação, prestadores de serviço neste segmento e órgãos públicos promovem encontros e eventos para debaterem o tema.
Formular uma política de expatriação pode ajudar na condução dos processos. Ela precisa englobar os principais aspectos da empresa como, por exemplo, a cultura organizacional e o que a empresa espera de retorno quando opta por uma expatriação. Por fim, pular etapas não é uma boa opção.

2 comentários:

  1. Bom dia Luciana,

    Meu nome é Gabriel Moreira e trabalho com expatriados há quase 1 ano.

    Gostaria de receber dicas de cursos que podem me aperfeiçoar na área.

    Meu email pessoal é gloureirom@gmail.com

    Aguardo retorno!

    Att.
    Gabriel Moreira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriel. Obrigada pelo contato. Enviei um e-mail para o endereço informado por você. Um forte abraço e muito sucesso!

      Excluir